sábado, 20 de dezembro de 2014

Portugal está gordo: 4,5 milhões têm excesso de peso

Um milhão de obesos, 3,5 milhões de pré-obesos – o mais recente retrato da forma como os portugueses se alimentam mostra um país em que mais de metade da população adulta sofre de excesso de peso, e em que os maus hábitos alimentares começam muito cedo, consolidando-se à medida que a criança cresce.
O relatório “Portugal – Alimentação Saudável em números 2014”, do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, da Direcção-Geral da Saúde, revela hábitos ainda muito distantes do que se considera ser uma alimentação saudável. Cada português adulto tem disponíveis por dia, em média, 3963 calorias – quase o dobro do que é aconselhável (entre as 2000 e as 2500 calorias) foi revelado esta quinta-feira na apresentação oficial do documento, em Lisboa.
O consumo de carne continua a ser excessivo (embora se esteja a verificar uma substituição das carnes de bovino e suíno pelas de aves), assim como o de sal, ao contrário do consumo de hortícolas e fruta, abaixo do recomendado. Só no grupo dos “cereais, raízes e tubérculos” e no dos “lacticínios” é que os portugueses se aproximam do padrão alimentar recomendado. Soma-se a estes dados, um consumo insuficiente de leguminosas secas, e excessivo de óleos e gorduras.
O relatório lembra que o consumo inadequado de frutas e hortícolas é determinante para doenças não transmissíveis como as cardiovasculares e alguns tipos de cancro, e que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de 400 gramas de frutas e hortícolas, o que equivale a cinco porções diárias.
Neste momento, e com os dados disponíveis – que são das instituições nacionais que recolhem estatística, dado que o último Inquérito Alimentar Nacional é de 1980 – não se consegue ainda avaliar o efeito da crise económica nos consumos das famílias. O mais provável é que as mudanças ocorram dentro da mesma categoria de alimentos, ou seja, em vez se substituir carne por leguminosas, a opção é por uma carne mais barata.

Fonte: http://www.publico.pt/sociedade/noticia/portugal-esta-gordo-45-milhoes-tem-excesso-de-peso-1679823

Sem comentários:

Publicar um comentário